cartão de visita de código QR

Um cartão de visita de código QR pode conter muitas informações de dados no código QR, ou apenas algumas, mas uma coisa é certeza, um cartão de visita com código QR mostra que sua empresa esta atualizada nas melhores tecnologias, transmitindo assim uma visão de um profissional antenado.

Cartões de visita é um excelente lugar para colocar um Código QR, pois permite um acesso rápido aos seus detalhes de contato para consumidores e clientes potenciais. Lembrando também que além de conter os dados comerciais, os Códigos QR também podem linkar diretamente a uma página web que pode conter as informação atualizada ou até mesmo um arquivo que pode ser baixado diretamente para a lista de contatos, como um vCard ou meCard.

Código QR é um código de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado usando qualquer celular moderno. Esse código vai ser convertido em uma pedaço de informação, texto,  link que o celular os identifica.  Com essas inovações, designers e criativos estão usando o QRCode em cartões de visita, possibilitando a entrada de dados no seu celular com apenas uma foto.

Estima-se que até 2013, 1/3 dos usuários de internet serão “móveis”. Portanto é mais do que urgente a necessidade de aprendermos a desenvolver sites para dispositivos móveis.

E que dizer de nosso cartão de visita? Já pensou na possibilidade de usarmos um QR Code nele, levando o usuário até um determinado link?

Um cartão de código QR usa um código QR, ou código de resposta rápida, é um código de barras de matriz específico que é legível por leitores de códigos de barras QR dedicados e telefones com câmera. O código consiste em módulos pretos dispostos em um padrão quadrado em um fundo branco que pode codificar texto, URLs ou outros dados. Os códigos QR estão se tornando cada vez mais populares na publicidade como uma forma de interagir com potenciais clientes, mas eles recentemente se tornaram modernos para o design de cartões de visita também.

Você pode criar QRCodes para textos, URLs de sites, números de telefone, endereços de email, informações de contato completas (VCARD), eventos (VCALENDAR), endereços no Google Maps, links para seus perfis em redes sociais (Facebook, Twitter, etc) e até vídeos no YouTube.

Para a finalidade de , existem três tipos básicos de QR Code:

  1. Os mais tradicionais, que trazem uma URL;
  2. vCards, os mais indicados para cartões de visitas;
  3. Os mais sofisticados, que permitem o networking por meio de redes sociais.

Mas antes de se empolgar, é bom lembrar alguns cuidados necessários para não transformar a experiência de seu contato profissional em algo desagradável.

  • Primeiro, tenha em mente que tudo deve ser pensado para tornar a experiência do usuário mais divertida e informativa;
  • Verifique a superfície onde será aplicado o código bidimensional. Papeis com muito brilho ou locais pouco visíveis dificultam a leitura;
  • Garanta que o conteúdo para onde o QR Code direciona o usuário é compatível com dispositivos móveis;
  • Teste o código em diferentes programas, plataformas e aparelhos celulares.