história do logotipo do Google

//história do logotipo do Google

história do logotipo do Google

Veja a evolução e a história do logotipo do Google nos últimos 20 anos

O colorido logotipo colorido do Google é uma das peças mais reconhecíveis da marca na internet – mas passou por grandes mudanças nas últimas duas décadas.Embora a empresa tenha encontrado o conceito básico de seu logotipo com bastante rapidez, o design foi repetido várias vezes. Aqui está uma olhada para trás.

ORIGENS HUMILDES

A primeira versão do logotipo do Google nunca ganhou nenhum prêmio de design. Aparentemente criado usando o Microsoft Word, é um lembrete real de quão feia a internet poderia ser.

primeiro logotipo do google

Fonte: Divulgação Google

Em sua defesa, esse logotipo só foi posto em prática enquanto o mecanismo de busca ainda era um projeto de pesquisa realizado por Larry Page e Sergey Brin na Universidade de Stanford. Depois que a dupla decidiu lançar o Google oficialmente, Brin criou um design melhor usando o popular pacote de edição de imagens de código aberto GIMP.

logo do google criado no gimp

Fonte: Divulgação Google
Como você pode ver, vários elementos do design agora familiar já estão no lugar. A ordem das cores é um pouco diferente, mas isso seria alterado em uma nova versão que foi usada a partir de outubro de 1998 em diante.

logo do google em 1998

Fonte: Divulgação Google
Esta iteração usa o tipo de letra Baskerville Bold, como seu antecessor, mas ajusta o efeito 3D nas letras e adiciona um ponto de exclamação – uma resposta à marca similar do Yahoo naquela época, de acordo com um relatório do Gizmodo .

Embora tenha sido substituído há muito tempo como a marca principal do Google, esse logotipo ainda está em uso. Se você viajar no tempo pesquisando “Google em 1998”, verá que ele é exibido como parte de uma interface especial de retrocesso.

DESIGN INTELIGENTE

Como o Google cresceu em notoriedade, a decisão foi tomada para atualizar sua marca. Page e Brin decidiram recorrer aos serviços da designer Ruth Kedar , que fez seu nome criar jogos amplamente elogiados de cartas de baralho, e no final da década de 1990 ela foi instalada como membro da faculdade de arte em Stanford.

Kedar produziu vários conceitos diferentes para a nova versão do logotipo. Muitos deles usaram imagens para expressar os principais componentes da experiência do Google, como um alvo para evocar sua precisão, ou uma lupa para garantir que era óbvio que se tratava de um mecanismo de pesquisa.

conceitos diferentes do design do logotipo do google

Fonte: Divulgação Google
Esses projetos mostram as coisas se encaixando. O esquema básico de cores está lá, embora com algumas pequenas edições. Os dois principais exemplos até usam o Catull, o tipo de letra que seria usado no logotipo por mais de uma década.

Claro, nenhum dos logotipos acima foi aprovado. A empresa decidiu que adicionar muito talento visual acabaria por ser restritivo. “É aqui que começamos a simplificar”, explicou Kedar em uma entrevista de 2008 com a Wired . “A ideia era: ‘Podemos criar o senso de brincadeira sem ter objetos reconhecíveis ou identificáveis ​​que acabarão nos limitando?’”

o logotipo que levou o google para o topo

Fonte: Divulgação Google
Acima, você pode ver o desenho que foi selecionado. Ele estava em uso de 31 de maio de 1999 a 5 de maio de 2010 – o logotipo de serviço mais antigo da empresa até hoje. Essa foi a marca que levou o Google ao topo do mercado de mecanismos de busca, mas a mudança da Internet eventualmente forçou a empresa a mudar sua aparência de longa data.

LOGO PLANO

Na última década, vimos todos os tipos de empresas substituírem logotipos detalhados por novas iterações baseadas em blocos planos de cor . O Google pode contar entre esse número, mas sua transição ocorreu em dois estágios distintos.

evolucao da logotipo do google

Fonte: Divulgação Google
Depois de mudar para cores mais brilhantes e um efeito de sombra mais moderado em 2010, o Google fez grandes mudanças em sua marca em 2013. O efeito 3D nas letras foi completamente eliminado, e algumas pequenas alterações tipográficas foram feitas – note o ajuste feito na forma como linha reta atende a curva no ‘e’.

Essa iteração se tornaria uma revisão relativamente pequena, no entanto, comparada com o que viria dois anos depois; um novo tipo de letra .

logotipo do google o menos é mais

Fonte: Divulgação Google
O Google criou essa fonte, que é chamada de Produto Sans, internamente. Ele destaca a falta de sombra e o alto contraste de cores no logotipo, ao mesmo tempo em que fornece uma aparência de fonte mais moderna que não parece algo que pode ser criado com uma máquina de escrever. Isso se tornou a tendência do Vale do Silício, usada por todos da Microsoft para a Motorola.

Uma versão ligeiramente alterada também é usada no logotipo da sua empresa-mãe, a Alphabet .

fonte das letras do logotipo do google

Fonte: Divulgação Google
O mais recente logotipo do Google mantém a identidade visual de seu antecessor, mas o novo tipo de letra faz com que pareça mais moderno. É acompanhado por uma versão do personagem ‘G’ estilizado que é usado para ícones de aplicativos e afins.

g do google para icones e aplicativos

Fonte: Divulgação Google
O que vem a seguir para a marca do Google? Só o tempo irá dizer. Mas se há uma coisa que podemos aprender das mudanças feitas em seu logotipo nos últimos vinte anos, é que a empresa não tem medo de ajustar as coisas para acompanhar os tempos.

 

By | 2018-09-06T16:06:53+00:00 September 6th, 2018|Uncategorized|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment